Feiras e Exposições São Vitrines ao Empresariado

FEIRAS E EXPOSIÇÕES SÃO VITRINES AO EMPRESARIADO

Stênio Correa, consultor de Marketing Estratégico, esteve em Aracaju no início do ano ministrando a palestra ´Como participar de Feiras e Exposições´. O evento fez parte do evento ´Negócios & Prosa´, uma ação organizada a cada dois meses pela Portal Escritório Virtual com o objetivo de reunir empresários, empreendedores e comunidade em geral, fomentando o Networking e empreendedorismo no Estado. O evento teve o apoio da Planno-i e da Fecomércio, por meio do Senac Sergipe. Stênio Araújo Corrêa é gerente de Patrocínios do Banco do Brasil, em Brasília/DF, bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduado em Marketing e em Publicidade e Propaganda, e mais de 14 anos de intensa atividade em ações promocionais e patrocínios.

Por Waneska Cipriano

TI&N – Stênio, você esteve em Aracaju no mês de janeiro e ministrou uma palestra com o tema ´Como participar de Feiras e Exposições´. Você prometeu retornar à cidade com um curso intensivo no meio do ano. Fale mais sobre este evento.

Stênio Correa – O conteúdo do curso abordará desde os conceitos básicos de Marketing, fundamentais para o entendimento da atividade, até orientações que vão da correta escolha dos eventos, elaboração de orçamentos, montagem de estandes, contratação de recursos humanos, divulgação da exposição, brindes, patrocínio, até as atividades pós-exposição, demonstrando de forma estruturada como ter sucesso na participação em Feiras e Exposições. O foco do treinamento é a geração de resultados, ampliação do marketing share, aumento das vendas e conquista de novos clientes. A data, local e formas de inscrição serão divulgadas em breve.

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TI&N – Feiras e Exposições são ótimas oportunidades para apresentação de produtos e serviços. Neste assunto, o que é imprescindível para não investir dinheiro à toa?

Stênio Correa – Ter objetivos focados é essencial para o sucesso do expositor. Os objetivos são as metas que se deseja atingir, sejam elas em relação vendas, número de visitantes ou aumento do faturamento pós-exposição. Os objetivos representam motivos e propósitos. Sem definir objetivos, as empresas ficam perdidas durante a exposição, sem rumo de atuação. Além disso, o expositor deve escolher bem de quais feiras participar, conhecer técnicas de planejamento, controle e operacionalização do projeto. Embora algumas empresas tenham funcionários com experiência em realização de eventos, muitas vezes, o gerente de exposições não tem noção clara de como identificar as etapas necessárias ao sucesso da participação nesse tipo de ação promocional.

TI&N – Você comentou na palestra em Aracaju que as Feiras e as Exposições ajudam a intensificar relacionamentos comerciais, fechar negócios e impulsionar vendas. De que forma esta visibilidade retorna ao empresário? Há ganho direto do capital investido?

Stênio Correa – Uma exposição tem o poder de aproximar os interessados em comprar produtos e serviços de uma empresa, mais do qualquer outra atividade de ativação de vendas. Nenhum outro meio de marketing concentra tantos esforços nos compradores em seu mercado em determinado momento. Porém, não há meio preciso de se medir o ROI – Return on Investiment – em atividades promocionais. Esses eventos tendem a ter objetivos e propósitos diversos, cuja medição pode não apresentar ganho imediato, mas abre caminho para o futuro. É possível destacar alguns mecanismos que não sejam vendas no local, como por exemplo: visitas ao estande; aumento das visitas ao website da empresa no pós-evento; aumento do número de pedidos e contatos obtidos durante a feira.
TI&N – Dada a tua vivência em ações promocionais e patrocínios, os participantes tiveram acesso a dicas valorosas de bastidores. Você também levou algo do público aracajuano? Deu para fazer negócios?
Stênio Correa – Muito boa a receptividade do público e da mídia sergipana, que demonstraram interesse em melhor conhecer o funcionamento das feiras e exposições. Foi possível estreitar relacionamento com parceiros importantes como a Portal Escritório Virtual, a WL Imóveis e a RS Delicatessen, dentre outros que ajudaram a realizar e a divulgar o evento e a despertar o interesse das empresas sergipanas para esse tipo de marketing promocional, ainda pouco utilizado no Estado de Sergipe. Outras oportunidades surgiram, como o convite para falar sobre o mesmo tema na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo (SP), em janeiro passado.
TI&N – Algo mais a destacar?
Stênio Correa – As mais bem sucedidas empresas do mundo consideram exposições como uma parte crucial do seu programa de vendas e marketing. Em qualquer exposição importante os visitantes esperam que os maiores nomes daquele mercado estejam lá. A explanação realizada em Aracaju permitiu levar ao público sergipano a possibilidade de conhecer melhor sobre o gerenciamento de feiras e exposições, como ambiente propício para a geração de negócios e aprendizados empresariais diversos.

 

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